Beleza e Saúde

Beleza e Saúde

Dr. Fabio Alex
Deixo bem claro que esta pagina deste site esta destinada ao esclarecimento de seus usuários e todas as pessoas que dele utilizar. Tem nele um pouco do meu dia a dia. Deixo ainda a lembrança, de que os resultados obtidos em cirurgias, como pálpebras, liftings, lipoaspiração e os procedimentos estéticos e dermatológicos, como preenchimentos, toxina e outros, podem não ser iguais para todos os que são submetidos a estes e, que variantes são esperadas; diferenças de resultados podem ocorrer, tempo de recuperação e a resposta de cicatrização, podem ser diferente para cada paciente. O que se é colocado nesta pagina, nos livros, bem como em outros sites é o esperado e o que encontramos na maioria dos pacientes.
Dr.º Fabio Alex - CRM 91205

  Dermopigmentação Médica (Maquiagem definitiva) – Dr.º Fábio Alex

Dermopigmentação Médica (Maquiagem definitiva) – Dr.º Fábio Alex

18 de abril de 2010
Maquiagem dedinitiva

Neste artigo falarei de um procedimento muito realizado na atualidade que trás grande satisfação ao paciente e ao profissional que o realiza, desde que corretamente executado. Sou capacitado nesta área através de cursos realizados no Brasil, Espanha e Argentina, o que me colocou em contato com enorme número de pacientes encaminhados com algumas complicações, como infecções no local pigmentado, viragem da cor, uso de tinta inadequada, e desenhos não condizentes com formato do rosto do individuo.

A dermopigmentação médica é uma técnica utilizada na correção e simetrização de sobrancelhas, olhos e lábios, harmonizando, realçando e valorizando ainda mais a personalidade e a beleza de cada mulher.
Também é utilizada para corrigir imperfeições ou cicatrizes pós-cirúrgicas, como a reconstrução do complexo aréolo-mamilar, em mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia ou de mamoplastia, camuflar áreas de vitiligo (nossa matéria do ultimo artigo). São técnicas utilizadas para complementar e adicionar ao belo trabalho do cirurgião.

DERMOPIGMENTAÇÃO MÉDICA
” MAQUIAGEM DEFINITIVA”

Depois de viajar pela História da Humanidade, percebemos que a maquiagem e a camuflagem de imperfeições foram adquirindo uma importância fundamental em nossas vidas, especialmente para as mulheres, com seus cuidados com a beleza e até mesmo com os homens que através da conscientização da importância dos cuidados da beleza e boas condições físicas, recorrem também aos recursos da ESTÉTICA. É bem verdade dizer que a busca pelo rejuvenescimento nunca terminará, pois é muito importante nos sentirmos bem com nos mesmos.

A dermopigmentação médica é um procedimento onde através de um dermógrafo (aparelho que através de rotação acoplado a uma agulha, pode-se implantar pigmentos de diferentes cores na pele do paciente), realçando a beleza, trazendo sofisticação e também corrigindo imperfeições, cicatrizes e pequenas áreas afetadas como por exemplo o vitiligo.

A diferença entre a dermopigmentação e a  tatuagem: Na tatuagem o pigmento usado é diferente e é implantado numa camada mais profunda da pele, abaixo da derme, fazendo com que este pigmento permaneça por um tempo indeterminado, não se sabe por quando tempo, podendo até ser definitiva. Já na dermopigmentação o pigmento será implantado acima da derme, fazendo com que a renovação celular amenize este processo com o tempo, ou seja, a coloração tende a diminuir com o passar dos anos, fazendo com que o procedimento não seja definitivo e sim permanente. Havendo então a necessidade, de se refazer o procedimento a cada três ou quatro anos em alguns pacientes. Os pigmentos usados na dermopigmentaçao são a base de óxido de ferro e vegetais, não alergênicos e liberados para o nosso uso, pela ANVISA.

Esquema mostrando a presença do pigmento na derme e epiderme

Esquema mostrando a presença do pigmento na derme e epiderme

Esquema mostrando a presença do pigmento na derme e epiderme

Para os casos de correção a escolha da cor e da tinta, é fundamental para se ter um resultado satisfatório e homogêneo.

Como todos os procedimentos em Estética Médica, a dermopigmentação tem suas contra indicações e complicações, sendo elas:

Contra indicações:

·         Diabetes descompensado,

·         Infecção de pele no local a ser dermopigmentado,

·         Histórico alérgico,

·         Gestação,

·         Jovens sem consentimentos dos pais,

·         Distúrbios psiquiátricos,

·         Super expectativa de resultado.

Complicações:

·         Infecção pós procedimento,

·         Viragem da cor (quando não se escolhe a cor adequada para tonalidade de pele do paciente ou quando há interação do pigmento com algum produto químico usado pelo paciente, a tinta poderá mudar de tonalidade),

·         Migração do pigmento (casos onde se pigmentam os cantos dos olhos, o pigmento poderá migrar tatuando a pele ao redor, esta é uma área que não pode ser pigmentada),

·         Perda permanente dos cílios (complicação rara).

Bem vindo ao mundo da dermopigmentaçao médica, um procedimento que realça, sofistica, emoldura e finaliza qualquer outro procedimento da estética dermatológica.

É fascinante observar a realização do paciente que se submete a este procedimento, por exemplo, como uma sobrancelha bem moldada ou dermopigmentada deixam os olhos mais expressivos, maiores ou menores dependendo de como for feita, salientando então a importância do visagismo(cor cabelo, corte, tom da pele, formato rosto, forma das sobrancelhas…tudo tem que estar harmônico)

Uma maquiagem bem feita seja ela definitiva ou não pode mudar muito a estética de uma pessoa como seguem os exemplos de fotos abaixo onde pessoas famosas encontran-se com e sem maquiagem.

Outro grande benefício da demopigmentação médica é camuflar ou disfarçar as máculas acrômicas do vitiligo, fazendo com que a pessoa perca o estigma da doença. Hoje já se tem maquiagem e cremes específicos com este intuito, porém ao se lavar o paciente volta a ter as manchas do vitiligo.Para que seja feita a dermopigmentação nestes casos, o vitiligo tem que estar estacionado ou seja a pessoa tem que estar com as lesões estabilizadas por 6 meses.

As principais áreas do corpo a ser pigmentadas são boca, ao redor dos olhos, porém qualquer área poderá ser pigmentada.

Personalidades famosas, com e sem maquiagem

Personalidades famosas, com e sem maquiagem

Personalidades famosas, com e sem maquiagem

Em nossas clínicas, a dermopigmentação é realizada por profissional médico (por mim e Dr. Anderson Zei Damasceno)

Personalidades famosas, com e sem maquiagem

Personalidades famosas, com e sem maquiagem

Personalidades famosas com e sem maquiagem

E pra você que fez a dermopigmentação médica, seguem algumas recomendações para que o resultado seja o melhor esperado:

  • Não retirar a crosta, que servirá de curativo biológico, e manterá a coloração integra;
  • Manter local sempre hidratado usando neomicina pomada ou vaselina liquida, ate que as crostas caiam;
  • Poderá se maquiar normalmente;
  • Usar muito filtro solar no local;
  • Não tomar banho de sol, mar ou piscina
  • Não lave o local com água quente, mesmo rosto no caso das sobrancelhas e cílios, somente com água fria
  • Caso haja necessidade uma nova re-pigmentação poderá ser realizada num período de 30 dias

Muito cuidado com a escolha do profissional e das tintas utilizadas, pois é um procedimento que tem suas complicações e pode deixar áreas inestéticas. Lembre-se ainda, este é um procedimento que tem que se usar material descartável.


Em Facial,Novidades Dermatológicas e Comentários (16)


Compartilhe:


Link:

16 Comentários para “Dermopigmentação Médica (Maquiagem definitiva) – Dr.º Fábio Alex”

  1. parabens pela brilhante materia. Dr Fabio realmente justifica , eleva e enobrece a medicina deste pais

  2. Gleice Marques disse:

    Quanta diferença, se podemos ficar mais bonita, pq nao recorrer!!

  3. Jaqueline disse:

    adorei ……………………………. estava esperando
    abs

  4. Dr. José Vitor de Oliveira Júnior disse:

    Tenho me tornado leitor assíduo das matérias incluídas neste portal que, sobretudo, é um portal de esclarecimento e informação para a população geral. Com muita proficiência, o Dr. Fábio Alex designa matérias pertinentes que vislumbram temas importantes a respeito da medicina estética e as suas possíveis facetas a serem tratadas. Minhas felicitações pela matéria e que o portal possa continuar perpetuando o conhecimento que nos é trazido diariamente ao público que enseja conhecê-lo.

  5. Vanda Brandalise disse:

    Muito boa a matéria .Mais um recurso para que ninguem tenha auto estima baixa.Tudo tem solução .
    Parabéns.

  6. Regina Correa disse:

    Parabéns pela matéria, os procedimentos estéticos vem para ajudar no bem estar físico e emocional das pessoas, é muito importante divulgar e esclarecer o público. Sucesso sempre.

  7. Priscilla disse:

    gostaria de sabe se a maquiagem definitiva é indicada para nevus de ota.

  8. Dr. Fabio Alex disse:

    Querida Priscila para o tratamento do nevo de Ota temos atualmente no mercado alguns tipos de Lasers que amenizam a aparência do nevo. A dermopigmentaçao dependera de uma serie de fatores, por exemplo, sua tonalidade de pele, do tamanho do nevo. Mas se tem casos pigmentados sim e com resultado muito bom.

  9. Adriana Camboim disse:

    Fiz a a maquiagem definitiva na sobrancelhas e não gostei. Como e com quem fazer a retirada desta maquiagem com um profissional adequado em Porto Alegre/RS. Dr. você pode indicar alguma estetica ou clinica…
    Desde já agradeço.

  10. patricia disse:

    Dr Fabio,gostaria de saber se quem tem vitiligo no rosto com lesoes grandes tem como fazer esse procedimento e tambem queria saber se fica muito caro e o tempo de tratamento obrigada

  11. Ana Bonifacio disse:

    Oi, tenho estrias brancas no bumbum. gostaria de saber se elas podem ser totalmente disfarçadas com a maquiagem definitiva ?

    obrigada

  12. Flavio disse:

    Boa noite! gostaria da localização da clinica do Dr. Alex bem como o telefone de contato ou de site da clinica.

    Grato,
    Flavio

  13. Daniela disse:

    Prciso muito remover a maquiagem permanente que fiz ao redor dos olhos, moro em Porto Alegre, tem algum profissional pra indicar? Obrigada

  14. Daniela disse:

    Dr. Fabio!
    Preciso muito da sua ajuda. Fiz maquiagem permante ao redor dos olhos e ficou muito ruim, migrou pigmento no canto do olho e ficou borrado também, preciso muito retirar , tem essa possibilidade? Obrigada

  15. dr.Fabio Alex disse:

    Querida Daniela esta é uma complicação que ocorre quando se pigmenta os “cantos “ dos olhos, que nunca devem ser pigmentados, e o profissional que realiza este procedimento deve saber disto. Há diversas maneiras de se diminuir ou retirar este pigmento, que pode ser através de Laser ou com a despigmentação através do uso de acido ou agulha seca com o próprio demógrafo (aparelho que faz a pigmentação) caso não seja possível ainda pode-se camuflar a lesão com uso de tinta que chegue a tonalidade mais próxima de sua pele.

  16. dr.Fabio Alex disse:

    Grato por seu comentário Daniela ai em Porto Alegre podes procurar a Berenice Roig.

Mais em Facial, Novidades Dermatológicas (15 de 19 )